Café

Usos e efeitos colaterais do café

O café é uma bebida feita a partir de grãos de café, que são os frutos torrados do arbusto Coffea arabica.

As pessoas mais comumente bebem café para aliviar a fadiga mental e física e aumentar o estado de alerta mental. O café também é usado para prevenir a doença de Parkinson, demência e muitas outras condições, mas não há boas evidências científicas para apoiar muitos desses usos e vantagens do café Catuaí.

O café contém cafeína. A cafeína funciona estimulando o sistema nervoso central (SNC), o coração e os músculos. O café também contém outros produtos químicos que podem ter outros benefícios.

Concentracao. Beber café e outras bebidas que contenham cafeína ao longo do dia parece aumentar o estado de alerta e o pensamento claro. A cafeína também pode melhorar o estado de alerta após a privação do sono. Mesmo uma bebida de café pode reduzir a fadiga e aumentar o estado de alerta.

Movimento prejudicado de alimentos através dos intestinos após a cirurgia. Beber café pode acelerar as primeiras fezes e a capacidade de uma pessoa comer alimentos sólidos após certas cirurgias intestinais.

Diabetes. As pessoas que bebem mais café parecem ter um risco menor de desenvolver diabetes tipo 2. Quanto maior a ingestão de café, menor o risco. Pessoas com diabetes tipo 2 que bebem mais café também podem ter um risco ligeiramente menor de morrer.

Morte por qualquer causa. Beber café todos os dias Está ligado a um risco ligeiramente menor de morrer de qualquer causa ou de doença cardíaca. Não está claro se beber café está associado a um menor risco de morte por câncer.

Doença de Parkinson. Há evidências de que as pessoas que bebem bebidas com cafeína, como café, chá e cola, têm um risco reduzido de doença de Parkinson.

Curiosamente, o café não parece ajudar a prevenir a doença de Parkinson em pessoas que fumam cigarros.

Câncer do esôfago. A maioria das pessoas que bebem mais café não parece ter uma chance menor de desenvolver câncer de esôfago.

Quando tomado por via oral: o café é provavelmente seguro para a maioria dos adultos saudáveis quando consumido em quantidades moderadas (cerca de 4 xícaras por dia). O café contendo cafeína pode causar insônia, nervosismo e inquietação, dor de estômago, náuseas e vômitos, aumento da frequência cardíaca e respiratória e outros efeitos colaterais.

O café com cafeína é possivelmente inseguro quando tomado por via oral por um longo tempo ou em altas doses (mais de 4 xícaras por dia). Beber grandes quantidades de café com cafeína pode causar dor de cabeça, ansiedade, agitação, zumbido nos ouvidos e batimentos cardíacos irregulares. Doses maiores podem causar dor de cabeça, ansiedade, agitação e dor no peito.

Quando administrado como um enema (retalmente): o café é possivelmente inseguro quando administrado retalmente como um enema. Os enemas do café têm sido associados a casos de efeitos colaterais graves, incluindo a morte.

Gravidez e amamentação: O café com cafeína é possivelmente seguro para mulheres grávidas em quantidades de 3 xícaras por dia ou menos. Esta quantidade de café fornece cerca de 300 mg de cafeína. Consumir quantidades maiores durante a gravidez ou quando a amamentação é possivelmente insegura. Beber mais de 3 xícaras por dia durante a gravidez tem sido associado a um risco aumentado de aborto espontâneo, parto prematuro e baixo peso ao nascer. Esses riscos aumentam à medida que a quantidade de café que a mãe bebe durante a gravidez aumenta. Além disso, a cafeína pode passar para o leite materno, portanto, as mães que amamentam devem monitorar de perto a ingestão de cafeína para se certificar de que está no lado baixo (1-2 xícaras por dia). A alta ingestão de cafeína por mães que amamentam pode causar problemas de sono, irritabilidade e aumento da atividade intestinal em bebês amamentados.

Beber café com cafeína pode aumentar a quantidade de cálcio que é liberado na urina. Isso pode enfraquecer os ossos. Se você tem osteoporose, limite o consumo de cafeína a menos de 300 mg por dia (menos de 3 xícaras de café com cafeína). Tomar suplementos de cálcio pode ajudar a compensar o cálcio perdido. Se você é geralmente saudável e recebendo cálcio suficiente de seus alimentos e suplementos, tomar até 400 mg de cafeína por dia (cerca de 4 xícaras de café) não parece aumentar o risco de contrair osteoporose. As mulheres na pós menopausa que têm uma condição hereditária que as impede de processar a vitamina D normalmente, devem ser especialmente cautelosas ao usar cafeína.

Drogas estimulantes aceleram o sistema nervoso. A cafeína no café e na efedrina são drogas estimulantes. Beber café e tomar efedrina pode causar muita estimulação e, às vezes, efeitos colaterais graves e problemas cardíacos. Não tome produtos que contenham cafeína e efedrina ao mesmo tempo.

A cafeína no café pode bloquear os efeitos da adenosina. A adenosina é frequentemente usada pelos médicos para fazer um teste no coração. Este teste é chamado de teste de estresse cardíaco. Pare de consumir café ou outros produtos que contenham cafeína pelo menos 24 horas antes de um teste de estresse cardíaco.

O corpo quebra a cafeína no café para se livrar dela. O álcool pode diminuir a rapidez com que o corpo quebra a cafeína. Tomar café junto com o álcool pode causar muita cafeína na corrente sanguínea e efeitos colaterais da cafeína, incluindo nervosismo, dor de cabeça e batimentos cardíacos rápidos.

Fonte: https://loucodocafe.com.br/