Vinho saúde

Um copo de vinho pode beneficiar a sua saúde?

As pessoas bebem vinho há milhares de anos, e os benefícios de o fazer estão bem documentados.

Pesquisas emergentes continuam a sugerir que beber vinho com moderação — cerca de um copo por dia — oferece vários benefícios.

Este artigo explica tudo o que você precisa saber sobre os benefícios para a saúde de beber vinho, que tipo é mais saudável, e suas desvantagens potenciais.

Rico em antioxidantes

Há muitos alimentos e bebidas ricos em antioxidantes, e o vinho é um deles.

Antioxidantes são compostos que previnem danos celulares causados por inflamação e estresse oxidativo. Stress oxidativo é uma condição causada por um desequilíbrio entre antioxidantes e moléculas instáveis chamadas radicais livres, que pode danificar as suas células.

As uvas têm níveis elevados de polifenóis, que são antioxidantes que têm mostrado reduzir o stress oxidativo e inflamação.

Como as uvas para vinho tinto são mais elevadas em antioxidantes do que as castas brancas, beber vinho tinto pode aumentar os seus níveis de antioxidantes no sangue em maior medida do que beber branco.

De facto, um estudo de 2 semanas em 40 adultos descobriu que o consumo diário de 13,5 onças (400 ml) de vinho tinto aumentou o estado antioxidante.

Um estado antioxidante mais elevado está associado a uma diminuição do risco de doença. Por exemplo, beber vinho tinto tem sido associado a um risco reduzido de doença de Alzheimer e Parkinson, que estão associados ao estresse oxidativo.

Pode ajudar a combater a inflamação

O vinho contém compostos que têm propriedades anti-inflamatórias.

A inflamação crônica é prejudicial e pode aumentar o risco de doenças cardíacas, Doenças auto-imunes e certos cancros. Portanto, é melhor prevenir este tipo de inflamação tanto quanto possível.

A inflamação crônica pode ser reduzida através da dieta, redução do stress e Exercício.

Muitos alimentos têm o poder de reduzir a inflamação, e o vinho é pensado para ser um deles.

Estudos sugerem que um composto chamado resveratrol no vinho tem propriedades anti-inflamatórias e pode beneficiar a saúde.

Um estudo realizado em 4 461 adultos demonstrou que o consumo moderado de vinho estava associado a uma resposta inflamatória reduzida.

Os participantes neste estudo auto-relataram o seu consumo de álcool. Aqueles que consumiram até 1.4 onças (40 gramas) de álcool por dia experimentaram menos inflamação do que aqueles que não beberam.

Além disso, em um estudo que incluiu 2.900 mulheres, aqueles que consumiam um copo de vinho diariamente tinham reduzido significativamente marcadores inflamatórios em comparação com as mulheres que se abstiveram do álcool.

Por outro lado, outras pesquisas descobriram que o vinho tinto tem um efeito menos dramático.

Um estudo realizado em 87 adultos com uma idade média de 50 anos revelou que o consumo diário de 5 onças (150 ml) de vinho tinto causou apenas ligeiras reduções nos marcadores inflamatórios em comparação com a abstinência de álcool.

Embora a pesquisa seja promissora, mais estudos são necessários para entender melhor os benefícios do vinho.

Devia beber vinho para a sua saúde?

Estudos descobriram que consumir quantidades moderadas de vinho, juntamente com uma dieta equilibrada rica em frutas e legumes é benéfico para a sua saúde.

A pesquisa concluiu que a quantidade diária óptima é de 1 copo (150 ml) para as mulheres e de 2 copos (300 ml) para os homens. Este regime faz parte de uma dieta mediterrânica e tem sido associado a resultados benéficos para a saúde e prevenção de doenças.

Embora a pesquisa sugira que beber um copo de vinho tem vários benefícios potenciais para a saúde, eles também podem ser obtidos por comer uma dieta saudável.

Em outras palavras, se você não bebeu vinho antes, você não precisa começar simplesmente para os benefícios para a saúde.

Por exemplo, uma dieta saudável rica em frutas, legumes, grãos inteiros, fibras, leguminosas, peixes e nozes já fornece grandes quantidades de antioxidantes e ajuda a prevenir doenças cardíacas.